Profundidade de Campo

[DICA] DOF, depth of field, ou Profundidade de Campo, é uma das características mais importantes da fotografia, significa a abrangência do foco, o que está focado além do ponto onde você colocou o foco, mais pra frente e mais pra trás. É um conceito que você precisa dominar. 

[DICA] DOF, depth of field, ou Profundidade de Campo, é uma das características mais importantes da fotografia, significa a abrangência do foco, o que está focado além do ponto onde você colocou o foco, mais pra frente e mais pra trás. É um conceito que v

Esta foto tem POUCA profundidade de campo, pois foi usado f/5.6. Para ampliar o efeito usei bastante zoom. Se eu desejasse que o fundo aparecesse eu usaria f/22 e menos zoom, por exemplo, e teria muita profundidade de campo, ou seja, você poderai ver o que está lá atrás. 

Em óptica, profundidade de campo é um efeito que descreve até que ponto objetos que estão mais ou menos perto do plano de foco aparentam estar nítidos. Regra geral, quanto menor for a abertura do diafragma/íris (maior o valor, f/2 por exemplo), para uma mesma distância do objecto fotografado, maior será a distância do plano de foco a que os objetos podem estar enquanto permanecem nítidos. (fonte: pt.wikipedia.org/wiki/Profundidade_de_campo)

Como fazer uma foto com pouca profundidade de campo como essa:

Distância focal (zoom) maior possível

f aberto, como f/5.6 e f/3,5

velocidade e ISO, conforme a luz

Exemplos:

Profundidade de campo / Depth of field

Essas fotografias foram feitas durante a aula, junto aos alunos, para demonstrar como funciona a Profundidade de Campo. Fotografei com a Sônia, ou seja, minha Sony Cybershot DSC H50:

- F3.5, ou seja, com o diafragma bem aberto, temos pouca Profundidade de campo, portanto o fundo tende a ficar mais neutro, e temos um foco pouco abrangente (como demonstra o círculo)

- F8, ou seja, diafragma bem fechado, temos muita Profundidade de campo, é possível identificar o que está no fundo, e temos um foco mais abrangente. 

 

Yuri Bittar, por Fabio Uehara

Sobre o autor: Yuri Bittar

Yuri Bittar é designer, fotógrafo e historiador. Atua como designer gráfico, e desenvolve cursos de fotografia, exposições e as saídas Fotocultura, além de pesquisas sobre humanização no ensino da saúde. Através da história oral, da fotografia, da literatura e outros recursos, tem buscado criar projetos mais próximos ao humano e que contribuam para a melhora da qualidade de vida.

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: http://www.yuribittar.com