41ª Saída Fotocultura - 1ª caminhada Contemplativa - Como foi?

Fazendo a Oficial!    1ª Caminhada Contemplativa / 41ª Saída Fotocultura - São Paulo – 6 de dezembro de 2015  Foram 74 participantes, dicas de fotografia contemplativa, uma divertida passagem pela feira com a Ximbica e o Gafurina, nossos palhaços amigos e

São Paulo – 6 de dezembro de 2015 (Praça da Árvore - Saúde) - Foram 74 participantes, dicas de fotografia contemplativa, uma divertida passagem pela feira da Carneiro da Cunha (Saúde) com a Ximbica e o Gafurina, nossos palhaços amigos e musos! No final fizemos essa foto e realizamos um sorteio com prêmios da Alhva Cases, da Bananafoto e da Bitfotos. Foi um evento muito gostoso, com muitos amigos da "velha guarda". 

 

Veja as fotos do evento:

"Olha como eu sou santa!"  1ª Caminhada Contemplativa / 41ª Saída Fotocultura - São Paulo – 6 de dezembro de 2015  Foram 74 participantes, dicas de fotografia contemplativa, uma divertida passagem pela feira com a Ximbica e o Gafurina, nossos palhaços ami  1ª Caminhada Contemplativa / 41ª Saída Fotocultura - São Paulo – 6 de dezembro de 2015  Foram 74 participantes, dicas de fotografia contemplativa, uma divertida passagem pela feira com a Ximbica e o Gafurina, nossos palhaços amigos e musos!  No final fize Rie e Ellen foram nossas alunas há muitos anos, mas sempre que podem participam. 1ª Caminhada Contemplativa / 41ª Saída Fotocultura - São Paulo – 6 de dezembro de 2015  Foram 74 participantes, dicas de fotografia contemplativa, uma divertida passagem pela É o amor!   1ª Caminhada Contemplativa / 41ª Saída Fotocultura - São Paulo – 6 de dezembro de 2015  Foram 74 participantes, dicas de fotografia contemplativa, uma divertida passagem pela feira com a Ximbica e o Gafurina, nossos palhaços amigos e musos!  N É o amor! Poder Galera

Mais fotos: Álbum no Facebook / Álbum no flickr

Como foi a 41ª Saída Fotocultura - 1ª caminhada Contemplativa

(Relato de Flávio Cabral no http://fotosaidas.blogspot.com.br )

Nesse último Domingo, dia 06 de Dezembro, Yuri Bittar, administrador do "Grupo Fotocultura" realizou durante a 41ª Saída Fotocultura a primeira caminhada contemplativa.

Um resumo das palavras descrita no blog do organizador, fotografia contemplativa é sair do automático, apreciar o mundo sem julgamento, concentrado apenas em ver o mundo como ele realmente é usando a percepção e não conceitos de fotografia. Quem sabe não convido o próprio Yuri Bittar para falar um pouco mais sobre essa vertente da fotografia no blog "Fotodica", será que ele vai aceitar?

Bom, começamos o dia nos reunindo as 10h da manhã na praça da Árvore. O intuito era atravessar a feira livre usando o conceito da fotografia contemplativa para a realização das fotos mas claro que todos estavam livres para fotografar o que quisesse.

Depois de uma breve explicação do organizador da saída, 74 participantes começaram a caminhar pela Av. Jabaquara. Durante o trajeto, os já conhecidos palhaços "Ximbica" e "Gafurina" faziam suas palhaçadas entrando em lojas ainda abertas naquele Domingo e também mexendo com os transeuntes, nem os cãezinhos escapavam de suas brincadeiras!

Devido a ser um Domingo de Sol e pelo horário a feira livre da famosa rua Carneiro da Cunha estava lotada, imagina passar com os 74 fotógrafos na multidão, mas foi isso que fizemos!

Entre frutas, verduras, carrinhos, tropeços e esbarrões  adentramos na feira com coragem para a realização das fotos. Os palhaços Ximbica e Gafurina não se importavam nem um pouco com a multidão, pelo contrário, mexiam com todo mundo que avistavam dando uma atenção especial as crianças que abriam um sorriso logo quando os avistavam. Faziam piadas com tudo e com todos, brincavam em vender os produtos pela metade do preço e os comerciantes ficavam doidinhos.

Depois de um pouco mais de uma hora conseguimos atravessar a feira com ótimas fotos e começamos a caminhada para o ponto final onde seria realizado o sorteio de brindes para os participantes. Durante o trajeto o palhaço Gafurina deu um tapa no visual e a palhacinha Ximbica ganhou um beijinho de um morador do local.

Chegando ao ponto de dispersão, Yuri Bittar junto com sua assistente Clélia Jacyntho realizaram o sorteio dos brindes prometidos e assim foi encerrada a 41ª Saída Fotocultura.

Foi uma saída muito interessante e divertida.

Veja na íntegra em http://fotosaidas.blogspot.com.br/2015/12/41fotocultura.html

Divulgação (anúncio da saída):

São Paulo – 6 de dezembro de 2015

41asfc

10h – encontro na Praça da Árvore (metrô, linha azul)
12h30 término próx. do metrô Saúde – foto oficial e sorteio de prêmios

Evento livre e gratuito!

O que é Saída Fotocultura? As Saídas FOTOCULTURA acontecem desde 2008, tem por objetivo trazer todos os interessados em fotografia para a prática, para as ruas da cidade, explorando o espaço urbano, sempre com uma proposta cultural. Assim procuramos unir fotografia, cultura e cidadania. É um evento TOTALMENTE livre e GRATUITO, onde todos os fotógrafos são bem vindos. A cada saída temos um tema (mas você pode fotografar fora do tema) e prêmios oferecidos pelos patrocinadores.

Quem pode participar? As Saídas Fotocultura são totalmente livres e gratuitas, qualquer pessoa pode participar, com qualquer tipo de câmera.

Como funciona? Basta comparecer, se inscrever na hora e ir fotografar com a turma. Podem ser usadas câmeras de qualquer tipo e todos podem participar.
Tema: Fotografia Contemplativa

"A Fotografia Contemplativa é, acima de tudo, ter a percepção aberta, sair do automático, e apreciar o mundo. Esta prática se origina em ensinamentos budistas e de meditação, mas não é uma prática religiosa, apenas uma nova forma de ver o mundo."

A Fotografia Contemplativa, pode ser entendida como um estado mental aberto, curioso, sem julgamento, concentrado em apenas ver. Antes de uma técnica de fotografia é uma forma de ver o mundo e de viver. É a experiência visual direta, não conceitual, ou seja, a pura percepção. É uma prática ligada à meditação que, buscando ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos, apenas ver, visa trazer nossa visão para o presente, para o dia-a-dia, para o real, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano, ver beleza e criar arte. Leia mais sobre o tema em: http://www.fotocultura.net/fot_cont.html

Apoio:

Alhva Cases: fabricante de mochilas, bolsas, cases de alta qualidade - http://www.alhva.com.br/

Bananafoto: uma loja para quem ama fotografia - http://www.bananafoto.com.br/

Bit Fotos: Fotoalbuns e outros produtos personalizados com alto padrão de qualidade - http://www.bitfotos.com.br/