30ª Saída Fotocultura: 200 fotógrafos invadiram a Pompéia

Em 02/02/2013 realizamos a 30ª Saída Fotocultura: Pompéia + 3º Foto Escambo Fotocultura. Que saída pessoal!! Inesquecível! Agora é preciso fazer um balanço do que foi essa saída.

30ª Saída Fotocultura: Pompéia + 3º Foto Escambo Fotocultura em 02/02/2013

Mais fotos: https://www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157632674316082/ 

Como foi essa saída?

Nosso ponto de encontro foi no metrô Vila Madalena, às 10h da manha. No sábado que começou com um lindo céu azul, e um sol escaldante, pareceu a princípio que iriam poucas pessoas, mas de repente chegou uma galera enorme, e às 10h15min tiramos nossa foto oficial e começamos a caminhada! Foram 185 pessoas que assinaram a lista, mais o pessoal da organização e apoiadores, e alguns que não assinaram, certamente foram mais de 200 pessoas, um recorde para uma saída no sábado.

Seguimos pela Av. Pompéia, que começa numa grande descida. Nesse trecho encontramos muito para fotografar, casas, pessoas, praças, animais, ladeira, grafites. Depois nos deparamos com uma subida bem íngreme, o pessoal até está dizendo que fizemos “fotofitness”. Paradinhas em bares, oficinas, feira-livre, e assim fomos conhecendo as pessoas e os lugares do bairro.

Algo muito importante acontece nas saídas Fotocultura, e para mim é realmente algo especial, é que vem todo tipo de gente. Nessa saída haviam alguns estrangeiros que vivem no Brasil, pessoas do interior do estado, de diversas cidades da Grande São Paulo e de diversos bairros da cidade. Além disso, haviam pessoas de todas as idades, e também de níveis socioeconômicos muito variados, diferentes profissões, várias “tribos”, enfim, todo tipo de gente, mas com algo em comum, a paixão pela fotografia. Acredito que isso é extremamente democrático, e importante para o desenvolvimento da cidadania, de uma cidade onde os diferentes convivem em igualdade e respeito.

Aliás, respeito é algo muito importante, e felizmente temos tido sempre nas saídas, e novamente não tivemos problemas com as pessoas do grupo ou do bairro. Uma nota triste é que uma participante machucou a perna ao pisar em um buraco, problema grave, mas comum em São Paulo.

Agradecimentos:

Galera - Quero agradecer MUITO a todos que foram! A saída foi muito boa, apesar do calor e das ladeiras, mas vocês foram todos muito legais e simpáticos, e o melhor da saída são os amigos, mas acho até que devem ter saído muitas boas fotos, certo? Valeu mesmo, vocês me ajudaram a fazer a saída, que só é legal por causa dos participantes! 

Os que não foram, mas queriam muito ir e dão aquele apoio enorme, indicando, divulgando, etc.,  também devem ser lembrados, obrigado pessoal!

Centro Cultural Pompéia - Nossos anfitriões nos receberam simplesmente com um ”photoshop” no final da saída, com lanchinho, café, refrigerante, água e chopp! O pessoal do Centro Cultural Pompéia nos recebeu muito bem heim! Conheçam o site deles:http://centroculturalpompeia.blogspot.com.br/

Banana Foto – Essa loja de itens para fotografia muito legais novamente nos prestigiou e sorteou uma câmera Lomo montável para a galera. Conheçam o site deles que tem coisas ótimas e eles entregam tudo muito certinho: www.bananafoto.com.br

Alhva Cases – A Alhva é fabricante de mochilas, cases, bolsas, e a linha principal deles é para equipamento fotográfico, e eles fazem produtos de qualidade superior. Eles sortearam na saída uma mochila fotográfica linda. Além disso, deram uma pequena bolsa multi uso para todos os participantes da saída. Conheça o site deles: http://alhva.com.br

Bit Fotos: A Bit oferece diversos serviços de impressão para fotógrafos, como álbuns e diversos produtos personalizados. Eles nos ajudaram muito fazendo o folheto da saída e deram um cupom de desconto de 10% em qualquer item para todos os participantes. Visite o site: http://www.bitfotos.com.br/

O que fazer com as fotos
Agora, para quem foi na saída, é a hora de selecionar as fotos. Aprender a fazer a seleção, e o tratamento das imagens é importante e é parte essencial do trabalho de qualquer fotógrafo, amador ou profissional. Eu, por exemplo, fiz exatamente 200 fotos, e preciso diminuir isso. Num primeiro momento apaguei umas 30 muito ruins, depois tirei as repetitivas e as desinteressantes. Sobraram umas 10 de "arte", as que fiz como um participante, e umas 40 de registro do evento, que é do meu lado organizador. É muito bom também escrever e assim registrar o que foi a saída para você, eu claro, faço isso sempre, e é ótimo, pois muitas de nossas impressões de um acontecimento acabam se perdendo depois de um tempo.

Depois de selecionadas as fotos, devemos tratá-las e compartilhar as melhores com a turma. Para ver as fotos da galera e mostrar as suas temos dois grupos:

·         Facebook: http://www.facebook.com/groups/fotocultura

·         Flickr: http://www.flickr.com/groups/fcv

Vejam também as minhas fotos: 

Facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.10200089776201599.177348.1665734023&type=3
Flickr: 
http://www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157632674316082/

Agora fiquem atentos para a próxima saída! Será em 06/04. Tudo sobre essa saída, nossos cursos, história das saídas, artigos, etc., está em nosso site: http://www.fotocultura.net

Abraços!
Yuri Bittar - Fotocultura
http://www.fotocultura.net