12ª a 18ª Saídas de 2010 - Grandes saídas e novas oficinas

Cursos - Fizemos nosso primeiro curso 100% prático, que seria nosso formato daí em diate!  

Primeiras turmas do curso prático de Fotografia de Rua:

Turma do curso a Fotografia de RuaA Fotografia de Rua em Dez/2010

Saídas– As saídas aumentaram muito em numero de participantes e reconhecimento, sendo tema de matérias em jornais e TV. Tivemos temas como o Poser Day, o Fotolove, Fotografando pela Vida, Rua Augusta Lado B e Lado A e Fotoescambo. A saída da Rua Augusta foi histórica! 

 

 

18ª Saída e 3º Fotoescambo Fotocultura 17ª Saída Fotocultura: Rua Augusta Lado B Convite: 16ª Saída e 2º Fotoescambo do Fotocultura em 18/09/2010 15ª Saída Fotocultura: Foto Escambo 06/09/2010 14ª Saída Fotocultura: Fotolove! Poser Day 03/04/2010 - 13ª Saída Fotocultura 12ª Saída Fotocultura

12ª Saída Fotocultura - Fotografando pela vida 08/02/2010

Não foi a saída com mais gente, afinal a proposta de doar sangue assusta um pouco algumas pessoas. Mesmo assim foram 27 pessoas (+ eu). Desculpe quem acabou ficando fora da foto!

Por volta das 12hs saímos andando, afinal era uma saída né! Infelizmente quem estava na fila da doação ficou para trás, mas acho que eles devem ter feito ótimas fotos da doação. Vamos ver!

Veja qual era a proposta: www.flickr.com/photos/yuribittar/4253702283/

Essas são as minhas fotos da saída:
www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157623160202298/

Veja fotos dos outros participantes:

- No Grupo Fotocultura:
www.flickr.com/groups/928790@N25

- Nas exposições:
www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157623377584...
www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157623253092...

- No Youtube:
www.youtube.com/watch?v=eebxvgKpe_g

12ª Saída Fotocultura: Fotografando pela Vida - com Yuri Bittar
Fotografar, se divertir, aprender e contribuir para a sociedade!

06/02/2010 - São Paulo SP 

13ª Saída Fotocultura - Poser Day 03/04/2010

Poser Day

Nesse dia pudemos praticar a fotografia de pessoas, abordando pessoas na rua (fotografando-as com autorização) ou servindo de modelos uns aos outros, simulando situações do dia-a-dia. O objetivo é, além de praticar a fotografia, também conhecer melhor a gente que vive em nossa cidade e buscar uma fotografia cada vez mais humana. 

A ideia é fotografar gente, falar com as pessoas, conhecê-las, fazer amizades! Por isso iremos para o centro, onde tem mais gente e variações de cenários, que dessa vez serão apenas fundo.

Ponto de encontro:

Estação Sé do Metrô - Dentro da estação, no Mezanino central (andar superior), sem sair dos bloqueios, entre o elevador instalado no vão central e a escultura de Alfredo Ceschiatti (uma mulher deitada).

Roteiro:

Ponto de Encontro: Metrô Sé - 10hs

- Praça da Sé

- Rua Direita

- Rua São Bento

Ponto Final: Metrô São Bento (praça de alimentação chamada de boulevard, descendo a escada bem de frente pro mosteiro)

Foram 62 participantes, mesmo num dia de chuva e no meio do feriadão! Por causa da chuva tivemos que improvisar um roteiro diferente, e passamos por algumas aventuras, mais acabou sendo ótimo!

Veja mais fotos desta saída no grupo Fotocultura:
www.flickr.com/groups/928790@N25/
Se você ainda não faz parte, entre neste grupo e não perca as próximas saídas!

E nas EXPOSIÇÕES 13ª Saída Fotocultura:
EXPO 01: www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157623642913177
EXPO 02: www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157623774257310
EXPO 03: www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157623776375...

Entenda a proposta: www.flickr.com/photos/yuribittar/4339856025/in/set-721576...

Segundo Ronaldo Ichi:

Num milagre da natureza, desta vez o Yuri não conversou com São Pedro e choveu!! rs

Mas isso não foi impecílio para que os amantes da fotografia saíssem para fotar pela cidade.

Fomos de metrô ao Paraíso, com os seguranças atrás de nós pedindo "gentilmente" para não fotografar e ainda ganhamos um acompanhante, um "simpático" velhinho.

Caminho foi metrô Paraíso, Estação Santos-Imigrantes, Estação Sacomã (chique demais com até portas de vidro para conter o pessoal que sai e entra no metrô), Expresso Tiradentes até o Parque Dom Pedro, rua Direita e ao esperado final na rua São Bento no McDonalds, pois ninguém é de ferro! rs

E ainda tivemos grandes corajosos que ficaram a espera da Guerra de Travesseiros que aconteceria a tarde no Anhangabaú.

Ah! Nosso organizador Yuri Bittar ficou famoso entre os seguranças do metrô!!! E capaz de ganhar um quadro de honra na sala dos seguranças... 

14ª Saída Fotocultura: Fotolove! 12/06/2010

Neste último sábado realizamos mais uma Saída Fotocultura. Apesar de muito frio e um pouco de chuva 45 fotógrafos apareceram, e pudemos fazer muitas e boas fotos e, como sempre, também nos divertir muito.

Para quem ainda não conhece, as saídas fotográficas são a reunião de fotógrafos que saem juntos para a rua ou para um local específico, com o intuito de, além de fotografar, trocar experiências, fazer amizades e conhecer a cidade. Um dos principais motivos dessas reuniões é a segurança, afinal em qualquer grande cidade é muito perigoso andar com câmeras fotográficas a mostra.

Mas as saídas acabam sendo também um caldeirão de idéias, afinal é um encontro de pessoas criativas e ativas, que tem a arte fotográfica como prioridade e paixão.

Nesta saída partimos do Metrô Sé, seguimos até o Largo São Francisco, depois Av. Brigadeiro Luis Antônio, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho, chegando por fim à Rua da Consolação. Logo no começo, na Praça da Sé, a chuva nos atrapalhou um pouco. Ficamos fotografando um pouco nas escadarias da Catedral da Sé, até porque tinha por ali um grupo de zumbis, que nos permitiu fazer algumas fotos bem interessantes.

Apesar da insistente garoa fomos para o Largo São Francisco, pois lá encontra-se uma escultura chamada "Beijo Eterno", um ótimo pretexto para tirarmos fotos inclusive dos casais presentes na saída. Aliás os fotógrafos que estavam em casais acabaram sendo nossa salvação, já que com frio e chuva poucas pessoas se aventuraram pelas ruas do centro da cidade!

E não tinha jeito, casal juntinho ou se beijando era imediatamente cercado e fotografado. Isso foi muito divertido e os casais entraram na brincadeira.

Depois continuamos nosso roteiro, registrando a cidade e os casais. Muitas brincadeira e risadas para frente fizemos ainda algumas paradas para “modelar”, já que hoje em dia fotógrafo e modelo muitas vezes se confundem. Abordamos também algumas pessoas na rua, que geralmente ficavam felizes em serem modelos por um minuto!

Nas saídas fotográficas não se pode bobear que alguém te clica! Mas falando sério, tivemos uma turma muito legal presente, com clima de total respeito, apesar das brincadeiras constantes. Apesar de praticarmos acima de tudo a fotografia, acabamos exercitando também a arte de compartilhar as técnicas e pontos de vista, os conhecimentos sobre a cidade e até aprendemos a nos soltar mais e posar para algumas fotos.

Como o tema era o dia dos namorados, muitos casais incluíram a saída em sua programação especial do dia. Tenho certeza que foi um bom começo para esse dia de paixão e felicidade.

Mas desta vez os solteiros não escaparam também, mesmo os integrantes do grupo, e tiveram que posar um pouco para saciar a sede de fotos do grupo!

Fiquei especialmente feliz pelas fotos realizadas. Olhares captados com muita sensibilidade em momentos espontâneos ou posados.

No final da saída, além de reencontrar amigos, fazer outros novos e tirar belas fotos, tive a certeza de que compartilhar não é dividir, e sim multiplicar. Fotografar assim em grupo é um grande aprendizado e muito produtivo. Foram feitas muitas e ótimas fotos, e agora durante a semana temos a importante tarefa de vê-las, e é esse o momento de aprender ainda mais, pois ver como ficaram as fotos daqueles que lá estavam completa a experiência, a troca, a multiplicação do conhecimento fotográfico e humano. Humano, eis a palavra que explica esse evento, não há nada mais humano que o trabalho em equipe, em clima de amizade, onde observamos as pessoas, buscamos entendê-las e registrá-las, num trabalho conjunto, com o outro, com o humano.

Obrigado aos que foram!

Leiam o artigo no blog Fotocolagem:

fotocolagem.blogspot.com/2010/06/encontro-entre-amigos-45...

E no Click Arte e Ação:
clickarteacao.blogspot.com/2010/06/14-saida-fotocultura-f...

E o resumão no blog oficial:
saidasfotocultura.blogspot.com/2010/06/dia-dos-namorados-...

Veja os detalhes acesse o tópico no Grupo Fotocultura:www.flickr.com/groups/fcv/discuss/72157623992311172

Para ver fotos dos participantes acesse as Exposições: 
Expo 14ª Saída Fotocultura 01
Expo 14ª Saída Fotocultura 02
Expo 14ª Saída Fotocultura 03
Expo 14ª Saída Fotocultura 04

VEJA MAIS FOTOS DA SAÍDA NO GRUPO FOTOCULTURA:
www.flickr.com/groups/fcv

Aos participantes da saída recomendo que coloquem suas fotos nestes grupos:
www.flickr.com/groups/fcv/
www.flickr.com/groups/photographing-the-photographer/ (só fotos em que aparecem fotógrafos)

www.flickr.com/groups/clicksp/ 

15ª Saída Fotocultura - Foto Escambo, em 06/09/2010!

Centro de São Paulo SP

Em 6 de setembro de 2010, uma segunda-feira véspera de feriado da independência, realizamos a 15ª Saída Fotocultura - Foto Escambo, no centro de São Paulo. A proposta foi, além de sair por ai fotografando como sempre, realizar também uma troca de fotografias.


Pela primeira vez fizemos, além da saída fotográfica, alguma atividade de troca e integração entre os participantes. Um dos objetivos das Saídas Fotocultura sempre foi o de aproximar as pessoas, provendo desenvolvimento fotográfico, pessoal e o conhecimento sobre a cidade. Por isso quando conheci a idéia do Foto Escambo percebi que seria ideal! Galera na 15ª Saída Fotocultura
Clique na foto do grupo para vê-la ampliada e acessar fotos dos participantes e minhas.

Minha coleção
(foto das fotos que levei pra casa)

"Gentileza gera gentileza. Fomente o escambo, troque uma foto sua por outra, crie o hábito de possuir e colecionar fotografia. Uma demonstração de apreço pela imagem."
fotoescambo.com/ Eu diria mais, apreço pelas pessoas. E inspirados por esta idéia e para aproveitar o feriadão fizemos a 15ª Saída Fotocultura: Foto Escambo! A proposta foi que cada um levasse uma ou mais fotos para trocar com os outros participantes, fotos em papel, de qualquer tamanho. Não era obrigatório levar fotos para troca, vários participantes foram apenas para fotografar.Nos encontramos no metrô Sé. A primeira surpresa do dia foi a quantidade de participantes, 64. Para um dia de chuva e frio, espremido no meio do feriadão, pensei que iriam menos pessoas. Ali mesmo pela Praça da Sé começamos a caminhada. Entre malucos e moradores de rua começamos a fotografar. É um local que temos que ficar pouco tempo, pois realmente há pessoas estranhas. Pastores gritando, jovens parados de olho no movimentos, velhos falando diversas “loucuras” para quem quiser ouvir, ou para quem não quiser também. Alguns rapazes até fizeram malabarismos para nós....
Por wdroops

De lá caminhamos para o Páteo do Colégio, onde paramos para fazer o Foto Escambo. Primeiro juntei o grupo para fazer a foto oficial, depois aproveitei o raro momento em que estavam todos ali, e declarei iniciada a troca de fotos.
Escolhi o Páteo do Colégio para fazer nosso “mercadão” de fotos pois é bem amplo e praticamente vazio, em meio a loucura do centro. Ali eu tive a segunda surpresa do dia, pois o pessoal realmente levou muita fotografia, fotos lindas, de qualidade. Haviam fotos pequenas e grandes, coloridas e preto-e-brancas, simples ou montadas em cartão. Uma enorme vontade de levar fotos de outras pessoas e de que elas levassem as suas. Muitos vieram me falar; ‘nossa Yuri, nunca tinha percebido como tem alguns entre nós que fotografam tão bem”. Apesar da ameaça acabou não chovendo, por isso nos espalhamos pelo chão como num mercado livre, cada um expondo suas fotos no piso, enquanto outros andavam para lá e para cá procurando outros para trocar fotos, e alguns, claro, aproveitando para fotografar tudo isso.
Houve participantes que forma praticamente apenas para fazer troca de fotos. Foi o caso do Alexandre Urch, fotógrafo premiado, que levou lindas fotos para troca. Eu tive a felicidade de ficar com uma delas. Muitos quiseram trocar fotos comigo, e as 10 que levei foram poucas. Felizmente algumas eu ganhei, e no final sai com 18 fotos, que darão início a uma coleção de fotografias autorais. Um dia alguns desses fotógrafos devem se tornar famosos. Mas o mais importante é ter um pedaço do trabalho desses amigos todos guardado comigo.
Por LilliDiver

Depois pegamos a Rua do Tesouro, Rua Direita, onde fizemos algumas brincadeiras, Viaduto do Chá e chegamos ao Teatro Municipal. Dali ainda fomos ao shopping Light para almoçar. Vi que a turma fotografou muito pelo caminho, novas amizades surgiram e pessoas que só se conheciam pela internet se viram pela primeira vez. Eu reencontrei vários amigos e fiz novos.

Costumo colocar uma citação nos anúncios das saídas:
"O valor das coisas não está no tempo que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis."
Fernando Pessoa

Yuri
Por TaniaGaidarji

E cada vez mais tenho certeza disso, pois as saídas são momentos de intensidade... e pessoas incomparáveis. Obrigado turma!

Veja as exposições com fotos dos participantes

Veja as minhas fotos da saída 

Exposições (fotos dos participantes):
15ª Saída Fotocultura - Foto Escambo 01
15ª Saída Fotocultura - Foto Escambo 02

15ª Saída Fotocultura - Foto Escambo 03 

16ª Saída e 2º Fotoescambo Fotocultura 18/09/2010

72 fotógrafos invadem o centro!

Foto Oficial da 16ª Saída Fotocultura

72 fotógrafos e uma equipe de TV fizeram a maior Saída Fotocultura! Agradeço MUITO aos participantes, tudo transcorreu sem nenhum problema, mas foi super emocionante, com participações ilustres, muitos novatos e muitos veteranos em saídas.

Fotografia realizada na:
16ª Saída e 2º Fotoescambo do Fotocultura - 18/09/2010
Saída fotográfica, troca de fotos, exploração da cidade. 72 fotógrqafos se aventurando pela cidade!
Centro de São Paulo SP

Roteiro realizado:

- Páteo do Colégio 
- Rua XV de Novembro
- Rua 25 de Março 

- Largo São Bento
- Vale do Anhangabaú
- Viaduto Santa Ifigênia 
______________________________________________________
TUDO SOBRE A SAÍDA:

Reportagem na Rede CNT sobre a 16ª Saída Fotocultura: www.youtube.com/watch?v=wje0986agYE

Coloquem suas fotos no Grupo Fotocultura: www.flickr.com/groups/fcv

Exposições com fotos dos participantes:

1ª Exposição de fotos da 16ª Saída Fotocultura

- Escambos da 16ª Saída Fotocultura

2ª Exposição de fotos da 16ª Saída Fotocultura

3ª Exposição de fotos da 16ª Saída Fotocultura

 

17ª Saída Fotocultura: Rua Augusta - Lado B em 19/10/2010

103 fotógrafos descendo a Augusta!

103 fotógrafos descendo a Augusta!

Oficial da 17ª Saída Fotocultura: Rua Augusta - Lado B em 19/10/2010
Projeto Rua Augusta, Lado B/Lado A

Galera, foram pelo menos 103 presentes! Alguns foram embora cedo, outros chegaram atrasados, mas foi a maior presença nas saídas Fotocultura! Sei ainda de alguns que não colocaram o nome na lista... dizem os especialistas que foram mais de 120!

Agradeço MUITO a todos que foram e aos queriam ter ido! Vocês me emocionam pessoal!

E participem do Grupo Fotocultura, coloquem suas fotos lá!

Tudo sobre a saída______________________________________________
Fotos da galera, artigos, reportagens, exposições, enfim, tudo que sair por ai sobre esta saída!

Textos---------------------------------------------------------------------- -

Personal Free Time, por Riani

Décima sétima, lado B, por Edi Fortini

Fotos---------------------------------------------------------------------- --
Fotos da galera que esteve lá - nos meus favoritos (aos poucos vou colocando mais).
Melhores fotos da 17ª Saída Fotocultura
As melhores fotos feitas pelos participantes da saída, segundo Yuri Bittar. Claro que há muitas outras fotos incríveis, e esta é apenas uma seleção, que nunca é perfeita! Esta expo traz uma amostragem com as fotos mais representativas da saída:
www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157625246148...

Foto Oficial IIwww.flickr.com/photos/yuribittar/5098668587/
Fotos oficiais de todas as saídas Fotocultura:

17ª saída na mídia:------------------------------------------------------
- Matéria no site www.flickr.com/photos/yuribittar/5099237764/
- Matéria no Diário de São Paulo
- Matéria no Divirta-se do Estadão
- Fotocultura na revista Vida-Simples nov/2010: www.flickr.com/photos/yuribittar/5104019367/

Fotocultura no Estadão 26/11/10
 
Matéria no Estadão
Fotocultura no Estadão 26/11/10

Saídas Fotocultura na TV

Matéria exibida no programa Espaço Mix, do canal MegaTV entre 22 e 24/11/2010.

Saídas Fotocultura na Mega TV

Saídas Fotocultura na Mega TV

Assista aqui: www.megatv.com.br/programas/?cat=3&p=1196

Agradeço à jornalista Mariana Kerche e o repórter Fabrício Pietro, da Mixtv, e à todos os participantes da saída! Parabéns para os que sairam "na fita"!

"Nesta edição o Espaço Mix se uniu a um grupo com pessoas interessadas em fotografar. É o projeto “Saída Fotocultura” em sua17ª edição.

O fotógrafo idealizador Yuri Bittar nos apresenta as vantagens em fotografar coletivamente.

Vale compartilhar conhecimento entre amadores e profissionais que interagem e trocam experiências, cada qual com suas câmeras individuais (profissionais ou convencionais). Assuntos são abordados como temas, desta vez a busca foi pelos melhores cliques noturnos em meio às luzes da rua Augusta sentido centro.

Confira como foi a nossa jornada com a opinião dos demais andarilhos. Foram mais de 80 participantes, munidos de suas câmeras com a certeza de adquirir conhecimento em segurança."
Fonte: www.megatv.com.br/programas/?cat=3&p=1196

18ª Saída Fotocultura: Rua Augusta - Lado A em 28/11/2010

Foram 82 presentes na 18ª Saída e 3º Fotoescambo Fotocultura - Final da Saída na Rua Augusta esquina com a Oscar Freire.

Vencedores do sorteio:

Neste momento fizemos o sorteio de 2 contas PRO do flicker, parceria com o grupo Yahoo! Repórter, e os vencedores foram o Juja Kehl e o Gian Fernandes, parabéns rapazes!

Veja algumas das melhores foto dos participantes: www.flickr.com/photos/yuribittar/5243694966/

- Proposta desta saída: www.flickr.com/photos/yuribittar/5102908553/

- Veja os fotoescambos feitos: www.flickr.com/photos/yuribittar/galleries/72157625381531487

- Visite e participe do Grupo Yahoo! Repórter que nos deu uma força nessa saída!